Mestre Waldemar

Nome: Waldemar Rodrigues da Paixão
Pais: Brasil
Ciudad: Salvador
Fecha de nascimento: 22-02-1916
Falecimento:1990
1) Mestre Waldemar, Waldemar Rodrigues da Paixão, mestre de capoeira baiano (Ilha de Maré, Bahia 1916 - Salvador, Bahia 1990) also Conhecido como Waldemar da Liberdade UO Waldemar do Pero Vaz, Dos nomos do bairro e da rua Onde implantou SUA capoeira .
A fama de Waldemar Como capoeirista e mestre de capoeira Aparece nsa ano 1940. He IMPLANTAÇÃO hum Barracão na Invasão do Corta-Braço, futuro bairro da Liberdade, Onde joga-se capoeira de Todos os domingos, also Ensinando na Rampa do Mercado na Cidade Baixa. Fica conhecida a Diversidade dos Jogos that de ele pratica, dos Mais lentos AOS Mais combativos, com afirmada preferencia de para Primeiros OS.
Durante OS ANOS 50, um DELE capoeira na Liberdade Atrai Acadêmicos, artistas e Jornalistas. Os etnólogos Anthony Leeds em 1950 e Simone Dreyfus em 1955 gravam o som dos berimbaus. O esculpidor Mário Cravo EO pintor Carybé, capoeiristas tambem, freqüentam o barracão. Mais tarde, a Maior parte dos capoeiristas de nomo afirmam ter Ido na capoeira de Waldemar, na de Mestre Cobrinha Verde no bairro de Nordeste de Amaralina et nd de Mestre Bimba.
De a Acordo com Albano Marinho de Oliveira (1956), O Grupo da Liberdade começou a cantar demorados solos Antes do Jogo (Hoje chamados ladainhas). O PROPRIO Waldemar revindicou, em depoimento a Kay Shaffer, ter inventado de pintar o berimbau. A FABRICACAO e venda parágrafo OS Turistas de berimbau foi Uma fonte de renda parágrafo mestre Waldemar.
Waldemar, Como bom capoeirista, Andou na sombra. Ficou discreto Sobre SUAS Atividades e em breve SUA fala. Mal existem fotos DELE pingos de velho. De: Não procurou a fama e, apesar de Seu notado talento de cantor e tocador de berimbau de, Não Muito integrou o Mercado de espetáculo turístico. Tambem, a música Que se Escuta NAS Gravações de 1950 e 1955 E coletiva, sempre tendão, AO Menos, um dialogo de Dois berimbaus. ASSIM, Jorge Amado menciona Mestre Traíra, also da Liberdade, Como assíduo visitante de Waldemar.
Velho e impossibilitado de jogar do capoeira e de tocar berimbau Pela Doença de Parkinson, Waldemar AINDA aproveitou Um pouco do Movimento de Resgate das Tradições dos ano 1980, cantando em Diversas ocasiões e Gravando CD com Mestre Canjiquinha.
Origem: Wikipédia, a Enciclopédia Livre. www.wikipedia.org
2) Mestre Waldemar (1916-1990)
Mestre Waldemar da Paixão, da Liberdade, da Avenida Peixe, capoeirista conhecido Pelos SEUS berimbaus Coloridos e POR SUA voz inconfundível. Iniciou na capoeira com 20 anos de Idade, em 1936, foi aluno de Canário Pardo, Periperi, Talabi, Siri de Mangue e Ricardo de Ilha de Maré. Começou a ensinar capoeira em 1940, na Estrada da Liberdade, não era inicio Ao ar Livre E Depois Passou parágrafo hum barracão de palha Que ELE MESMO construiu. S local Virou Ponto de Encontro dos capoeiristas baianos, e poucos AOS uma roda de mestre Waldemar foi se Tornando Muito famosa e de Todos os capoeiristas da Bahia iam Lá Jogar. No Livro Bahia: Imagens da Terra e do Povo, publicado em 1964, Odorico Tavares ASSIM descreve Uma roda de Waldemar nenhuma Domingo a tarde, não Corta Braço, na Estrada das Boiadas, destacando a Qualidade do Mestre Como cantador: "Com Os tocadores Ao Seu Lado O Mestre Levanta a voz, Iniciando o canto. Jocks OS, em Número de Dois, estao de cócoras, A SUA frente. E uma toada lenta Que o mestre canta, Como solista e Já OS capoeiristas acompanham-no em Movimentos lentos Mais AINDA, Como cobras that começam a mover-se: OLHE o visitante Atentamente, Como aqueles Homens NEM Ossos tivessem, SEUS Membros parecem that recebem hum impulso Quase insensível, de Dentro Para Fora. (...) Os Homens NÃO se tocam parágrafo Defesa e Ataques Que se sucedem em imprevistos de Segundos. E Um milagres em um that Violência de hum ataque redundou em Outro ataque, em Que ninguem se toca, ninguem se fere, ninguem se agride. E combate, E baile that dura horas. "
Mestre Waldemar sempre procurou hum bom convívio com Todos Os capoeiristas recebendo todos em Seu barracão com Muito Respeito e also Sendo Muito respeitado. O Seu Reconhecimento com Mestre evitava Conflitos provocados Pelos chamados "valentões '. Sobre ESSES Conflitos Waldemar nsa Conta: "Barulho eu Nunca tiva com ninguem, Porque eu sempre fui respeitado, Nunca ninguem me desafiou. Se me desafiava parágrafo Jogar, Mestre that here aparecia, uma resolvia Minha Cabeça. (...) Me respeitavam Muito Os Meus Alunos. E NÃO tinha Barulho, eu Porque Olhava parágrafo enguias ASSIM, ELES vinha pro pé de Mim e ninguem brigava ".
O canto E O toque de berimbau NÃO ERAM SUAS Única Habilidades o mestre also era hum exímio jogador de capoeira. He relembra: "Quando eu jogava, eu Dizia: toque Uma Angola Dobrada. E Um por dentro do Outro, Passando, armando tesoura, se arriando TODO. Parece Que Eu tô vendo eu Jogar. Eu joguei Muito. (...) Eu Gostava de jogar do lento, pra saber o que faço. Pelo meu canto rápido você tira. Eu canto pra QUALQUÉR hum menino Desse Jogar, e ELE Jogo sem Defeito. Pará Meus OS Alunos eu digo Que vou cantar e enguias Já SABEM O Que Eu Quero: São Bento Pequeno. E O Primeiro toque meu. Para O Outro tocador eu digo: 'de Cima parágrafo Baixo', e ELE SABE Que É são bento grande. Para viola eu digo: 'repique', e de ele bota a viola pra Chorar ".
Mestre Waldemar Conta que no ritmo Seu, e NAS SUAS aulas um ensinada era capoeira na roda, mas that also havia Os Dias de Treino. "ELES jogavam e eu Fazia Sinal pra Fazer tesoura, Sinal Fazia pra chibatear, Fazia Sinal pro Outro abaixar. "
Origem: www.capoeiranacao.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário