Lançamento do livro ‘Aspectos Pedagógicos da Capoeira’
A obra, escrita pelo Professor Fábio André Castilha, é composta por seis capítulos, apresenta um breve histórico e caracterização da capoeira, o desenvolvimento infantil e as contribuições que a capoeira pode promover às crianças, sugestões de atividades e modelos para planificação de aulas de capoeira, o desenvolvimento da capoeira dentro da escola, organização de eventos, elaboração de projetos, dentre
outros assuntos. Com esta obra, o autor traz sua contribuição à capoeira em
nível profissional, com base em anos de experiência dentro de instituições formais de ensino.
Entrevista com o autor:
Comente um pouco sobre a Capoeira na formação infantil e adolescente: Criança em
idade escolartem necessidade de se movimentar, e todo movimento é resultado de um aprimoramento prévio (
desenvolvimento motor), que, com a capoeira, é especialmente mesclado a condutas internalizadas pelo aprendizado em geral, para suprir carências biofísicas, biosociais, e biopsíquicas que todo o ser humano tem.
Por que capoeira na escola? Diria que o conceito mais indicado seria o da capoeira ‘da’ escola, pois aí sim esta arte pode ser usufruída como algo que agrega valor ao processo pedagógico, pois interagindo torna-se possível a interdisciplinaridade tão comprovadamente necessária por diversos educadores.
Qual a grande contribuição da capoeira para as crianças? Por permitir uma gama de possibilidades de
encontros com a diversidade (ritmo, poesia, música,
exercício físico, liderança, diálogo, comunicação, cultura), e com a brasilidade, a capoeira mostra-se como uma excelente desenvolvedora de autoconhecimento e autoestima.
O que se espera do educador e profissional da capoeira?Sobretudo, que seja um facilitador do desenvolvimento das crianças, permitindo-lhes brincar e explorar suas liberdades de movimentos, criatividades e expressões corporais.
como estabelecer uma dinâmica de trabalho com capoeira na escola? Partindo da organização, o profissional da capoeira deve apresentar-se bem, cumprir horários, definir metas, otimizar seu tempo, compor um projeto de capoeira pedagógica – como os exemplos que apresento no capítulo V, sem esquecer do marketing, habilidade inerente a todo empreendimento que almeje o sucesso.
Como planejar aulas de capoeira?O capítulo IV compartilha de forma detalhada diversas atividades lúdico-recreativas com ênfase em capoeira, assim como alguns exemplos de planificação de aulas; é um manual para quem pretende dar início à um trabalho pedagógico com a capoeira dentro de uma instituição de ensino.
O livro também aborda organização de eventos, comente um pouco sobre isso: Entender a magnitude do evento (pequeno, médio, ou grande) é o primeiro passo. Ademais, todos são importantes, mas têm objetivos e tempos diferentes para acontecerem. Outros detalhes como tema, local, data, apoios, divulgação, e atividades extras também são detalhadamente explicados, inclusive cm um modelo de projeto para captação de recursos. Seguindo estes passos fundamentais, a probabilidade de o evento ser um sucesso é grande, sendo a motivação dos alunos e a apresentação de resultados do trabalho desenvolvido para os pais e comunidade os maiores retornos que os eventos podem proporcionar. Para maiores informações, contatar o autor, ou para adquirir a obra, visite
www.capoeirapedagogica.com.br
Autor: Prof. Fábio André Castilha Professor de Capoeira – Grupo Muzenza Professor de Educação Física Mestre em Ciência da Motricidade Humana.
Fonte:http://www.revistacapoeira.com.br/2013/05/05/lancamento-do-livro-aspectos-pedagogicos-da-capoeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário